As guerras da minha infância (War)

setembro 2, 2013 em Sem categoria por André BIGBOSS

Share Button

Se você nasceu antes dos anos 2000, com certeza você já deve ter jogado muitos Jogos de tabuleiro, dentre eles é bem provável que um dos seus jogos preferidos fosse o War. Pelo bem da sua infância, já é hora de aprender um pouco sobre a origem desse jogo junto a algumas curiosidades sobre esse mundão de Jogos de táticos de Gerra!

Para os esquecidos, War é aquele jogo de tabuleiro onde você tem exércitos e seu objetivo é conquistar a Europa, Oceania e mais um terceiro continente à sua escolha cumprir a missão da carta que você tirou. Cada jogador recebe um numero de exercitos a cada rodada esse numero aumenta de acordo com as áreas que você conquistou, normalmente a Europa, Oceania e mais um terceiro continente à sua escolha. Depois disso você só precisa agir como Hitler e matar sem medo de ser feliz!

Mas partindo do início, existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como o antigo Egito e a Mesopotâmia, mas apenas a partir do seculo 19 se tornaram produtos de massa devido ao surgimento da classe média, que tinha tempo de sobra pra gastar com coisas fúteis e ligeiramente divertidas.

A história do que viera a se tornar o War vem de uma empresa chamada Parker Brothers, conhecida mundialmente pelo jogo Monopoly, (que Desde 1991 pertence ao grupo Hasbro). Em 1957, Albert Lamorisse lançou o jogo La Conquête du Monde (“A Conquista do Mundo”).

A Parker Brothers criou então o primeiro jogo que se assemelha a War, o Risk. Risk (ou Risco para os Lusos) pode ser jogado entre 2 a 6 jogadores, decorrendo num tabuleiro representando um mapa politico do mundo, dividido em 42 territórios agrupados em 6 continentes. basicamente War mas sem conquistar a Europa, Oceania e mais um terceiro continente à sua escolha.

A Diferença entre o Risk e o War foi que apesar de o Rick ter sido inventado primeiro, o War foi “inventado primeiro” aqui no brasil pela Grow.

A Grow começou em 1972, como uma pequena empresa de quatro amigos, Gerald, Roberto, Oded e Valdir Grajew, que pelas iniciais de seus nomes, deram o nome “Grow” a empresa (Por uma questão de “sonoridade”, o V de Valdir foi substituído por W). Logo de inicio apostaram todas as fichas em um jogo de guerra tática em tabuleiro, “”"”criaram o sistema”"”" e fizeram o Design do jogo War que ao ser lançado, em suas primeiras 5000 cópias, esgotou rapidamente.

O jogo foi um sucesso! A Grow era a primeira fabricante de novos jogos de tabuleiro para adultos (com exceção dos clássicos como xadrez e gamão). De forma que quando a Parker Brothers lançou o jogo Risk no Brasil, mesmo tendo inventado o sistema do jogo primeiro, foi acordado que ambas pudessem vender seus respectivos jogos no Brasil sem maiores tretas. (problemas não expressa o que eu queria)

Até hoje o jogo War conta com 5 versões oficiais:

  • War Clássico – com as peças clássicas, as cartas clássicas e os territórios clássicos, em um estilo bem… clássico. #piada
  • War Edição Especial – É a unica edição que contém miniaturas de soldados e tanques que facilitam a imersão do jogo.
  • War Júnior - Não há cartas; não há nenhuma vantagem em ter o controle de um continente (exceto para cumprir objetivos); a cada rodada os jogadores recebem exatamente três novos exércitos, independentemente de quantos territórios tenham; sendo assim mais simples e rápido que o jogo clássico.
  • War II – Com regras um pouco mais complexas do que o jogo clássico, este introduz novos elementos, como combate aéreo, centros estratégicos, espionagem, mais objetivos, dando mais alternativas estratégicas e nova dinâmica ao jogo. O ataque aéreo surgiu da necessidade de diminuir um pouco as pilhas enormes que inevitavelmente se formam quando jogadores experientes jogam entre si, mas poucas pessoas conseguiam jogar com o ataque aéreo. Apresenta também um território a mais que a versão anterior, Cuba e alterações no remanejamento dos territórios.
  • War: Império Romano – lançada em julho de 2007 pela Grow em comemoração ao 35 anos de lançamento do original. Ela utiliza um tabuleiro composto de províncias e domínios do antigo Império Romano, em torno do mar Mediterrâneo, retratando a época de sua máxima expansão (ano 140 d.C.), com territórios tanto na Europa, como na África e na Ásia. Ao invés de utilizar tanques e exércitos, esta edição oferece legiões (exércitos), que são compostas por legionários (uma legião), cavaleiros (três legiões) e catapultas (dez legiões) como peças para os jogadores.

Curiosidade: Houve uma versão não oficial criada por um designer carioca, denominada “War in Rio”, substituía o mapa mundial pelo mapa do Rio de Janeiro, os territórios tradicionais por bairros e favelas cariocas, e os exércitos sem nome por facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas, por milícias e pelo Bope. O jogo teve repercussão na mídia. Apesar disto foram publicadas apenas algumas fotos do trabalho do designer, que afirmou que o objetivo não era a comercialização do produto ou fazer apologia ao crime organizado.

The following two tabs change content below.
O humilde grande líder da guilda mais egocêntrica da internet, aspirante a Designer, escritor meia-boca, amante de cafeína, "editoreiro" e "desenheiro" do site e relativamente retardado.

Latest posts by André BIGBOSS (see all)