Bandas brasileiras que talvez você não conheça.
fevereiro 13, 2014 em Artigos e Notícias, Opinião, Sociedade por Bianca Linguicinha
Escutar uma boa música é sempre muito bom. Nossa sociedade hoje em dia vive totalmente influenciada pelo mundo musical internacional e esquecem que o Brasil não vive só de funk, samba e pagode, e sim de estilos musicais muito bons e desconhecidos ou sem apreciação do povo. Se pararmos para prestar atenção, podemos perceber que a área em que a música brasileira se encontra está crescendo bastante, talvez devagar, mas bastante. O grande problema é que nós sempre estamos procurando criticar os estilos que já existem e deixamos passar os que valem a pena ouvir.
Essa semana estive procurando por bandas novas e nacionais e acabei encontrando algumas muito boas, com músicas que fizeram a minha mente viajar. Então porque não compartilhar?
Banda gaúcha fundada por Rodrigo Tavares, mais conhecido como baixista e “vocalista back” da banda Fresno. Em 2005 a Abril lançou o álbum “O Que Te Faz Feliz?”, bem reconhecido na cena independente. Depois que Tavares deixou a Fresno em 2012, a banda Abril retornou com suas atividades, mas em 2013 Tavares anunciou o fim da banda, pois nada era produzido desde 2006. Tavares também afirmou que estava cansado de tomar todas as decisões pela banda, e, sendo assim, preferiu continuar apenas com o Esteban e seus projetos paralelos.
Foi criada no Rio de Janeiro em 2004 pelos integrantes Lucas Castello Branco, Diogo Strausz, Tomás Tróia, GB e Eric Kendi. Participou de diversos eventos como o Secret Shows do MySpace, Grito Rock, o Festival TIM Mada e Viradão Cultural Carioca. Além de ter tocado em diversas casas do Rio, São Paulo, onde criou uma base sólida e crescente de fãs, e outros estados. A banda participou, em 2008, do Festival Nokia Xpress Bands e foi a vencedora, dentre duas mil inscritas, com unanimidade dos jurados. Em 2009 o R.Sigma lançou seu primeiro CD “Reflita-se”. Depois do fim da banda o vocalista, Castello Branco, lanço um álbum solo, que de acordo com muitos fãs é totalmente diferente do estilo que eles levavam no R.Sigma.
Álbum do Castello Branco – “Serviço”:
Selvagens à Procura de Lei é uma banda de rock de Fortaleza, Ceará formada em 2009. Em 2010, a banda lançou seu primeiro EP, “Talvez Eu Seja Mesmo Calado, Mas Eu Sei Exatamente o Que Eu Quero”, seguido de outro, chamado de “Suas Mentiras Modernas” , chamando a atenção do público, especialmente com sua canção “Mucambo Cafundó”. A popularidade do quarteto foi crescendo, o que levou à sua participação nos festivais Ponto CE 2010 , Ceará Music 2010 , Festival das Juventudes 2010, Jeri Eco Cultural 2010 e Rock Cordel 2010. No ano seguinte, o grupo lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Aprendendo a Mentir”. Também participou novamente de festivais como Ceará Music 2012 . Eles anunciaram que pretendem lançar um novo álbum em 2013. A respeito do futuro trabalho, eles afirmam que “antes era uma coisa mais jovem, mais explosiva. Vamos apresentar agora canções com personagens e temáticas mais profundas e reflexivas. Além do que, vai ter piano e violão”.
Criada em 2007 e depois de algumas formações, Supercombo é uma combinação de músicos de vários lugares diferentes, com histórias, gostos e influências musicais diversas. Embora surgida em Vitória (ES), a Supercombo consolidou sua formação atual em São Paulo, cidade plural que tradicionalmente projeta as bandas de Rock para o cenário nacional.
Suas composições são extremamente bem elaboradas, pensadas em todos os detalhes seja nas letras, harmonias e também nos detalhes técnicos do som. Um som que contagia quem escuta.
Um outro ponto forte que faz o Supercombo ser diferente é a característica dos seus integrantes: uma banda formada por multi-instrumentistas, alguns compositores, alguns produtores musicais e um engenheiro de som, características que foram fundamentais para o resultado final do álbum. Seu último álbum se chama “Amianto”.
“Sim, uma banda de rock, mas também um jeito de conseguir garotas. E por que não?” O Soulstripper foi formado em 2005, em Piracicaba, cidade do interior paulista.
A banda toca um rock & roll despretensioso e muito divertido. Com duas guitarras e uma bateria, o som remete a vários estilos de rock de ontem e hoje, sempre com um pezinho no rock clássico. Dá pra perceber claras influências de blues e Jovem Guarda em suas canções. Mas foi de uma música do australiano AC/DC, do lendário guitarrista Angus Young, que foi tirada o nome da banda. O mais legal na Soulstripper, são as letras das “músicas de amor” descaradas, fofas, divertidas, atrevidas e muito caras de pau. O que dizer de versos do tipo “não te traí tanto assim, é exagero terminar” e de nomes de músicas como “Eu não trocaria um sorvete de flocos por você”? A matéria-prima das letras são as garotas e todos os problemas que vêm com elas, que dá nome ao primeiro CD do grupo.
Usando as redes sociais como aliada, eles disponibilizam todas as suas músicas de graça na internet e também os seus famosos videoclipes, que contabilizam mais de três milhões de visualizações no YouTube. Chamada pelos fãs de “a banda do coração partido”, devido ao tema das suas letras e histórico dos seus integrantes, os três vem conquistando o seu espaço, com a calma que a cidade pequena os ensinou a ter. Fazendo rock do jeito deles, para o jeito delas.
O banda anunciou o fim de suas atividades em outubro de 2013, com o motivo de cada uma estar seguindo seus próprios cominhos e projetos agora.
TÓPAZ surgiu de Porto Alegre em 2003, unindo as influências que vão de Foo Fighters até Cartola. O resultado não poderia ser melhor, e dá toda uma nova classificação ao rock que sempre só conseguia ser classificado por “gaúcho”, “jovem” e “emo”. O primeiro trabalho da banda é o álbum “Outra Direção”, lançado em 2007. São 12 faixas que reúnem vocais envolventes com guitarras pesadas, que não se deixam cair no clichê e chamam a atenção pela levada voltada até mesmo pro samba, resultando num rock único.
O primeiro trabalho da banda é o álbum “Outra Direção”, lançado em 2007. São 12 faixas que reúnem vocais envolventes com guitarras pesadas, que não se deixam cair no clichê e chamam a atenção pela levada voltada até mesmo pro samba, resultando num rock único. O talento dos garotos fala mais alto a todo o momento, sendo, de fato, o que os destaca entre os demais. O CD foi produzido por Tiago Becker, e conta com a participação de Thiago Pedalino da banda carioca Ramirez e Lucas Silveira, da FRESNO. Esta última parceria resultou em “Biografia”, canção que tocou na Rádio Atlântida em 2008 e ficou entre as 5 mais pedidas da programação.
Além das músicas, a Tópaz também é conhecida por seus vídeos publicados no Youtube. Fugindo um pouco do óbvio da divulgação, o grupo abusa fazendo vídeos engraçados e sátiros, que chamam a atenção do público. Em seu canal no site, eles acumulam mais de 67.000 visualizações divididas em vídeos sobre promoções e agenda de shows, além de apresentações e entrevistas.
O grupo doyoulike? surgiu em Porto Alegre no ano de 2006 e ainda continua em atividade. A banda vem mudando bastante seu estilo desde a formação, nunca saindo do bom para o ruim, só mudando às vezes o estilo do instrumental ou do jeito e cantar.
A banda foi criada por amigos que se uniram pela arte e formaram um doce conjunto de compositores, resultando em um EP gravado da maneira mais rústica e descompromissada possível e no filho tão sonhado que ganha as ruas, esquinas, fones de ouvido e corações apaixonados no dia de hoje. A Simonami tem hoje dois EP’S gravados, o “Simonami” e o “Então Morramos”. O grupo tem influências espanholas e francesas que podem ser percebidas em várias de suas músicas.
De acordo com eles:
“O projeto Simonami {sí, mon ami – sim, meu amigo} é uma composição circunstancial de acúmulo. São seis sujeitos que acumulam experimentações, episódios, capítulos, como cidadãos comuns. A tarefa é elencar as sensações e as literalidades das experiências na canção, sem intuito delimitado. No fim, o intuito existe e é dividir as circunstâncias comuns como crônicas interessantes. O que esse processo desencadeia em cada indivíduo é impossível prever, mas é consenso do grupo que o fenômeno de exergar-se na música, ouvir sua circunstância mais trivial exposta como peça, objeto, elemento da arte, valida sua essencialidade, sua importância, seu valor. O valor de cada um.
Na nossa primeira produção musical como grupo estão nossos valores confrontados, os lucros e prejuízos desses processos de confronto, porque curiosamente começamos a produzir músicas juntos vivendo experiências semelhantes.
Enfim, Simonami é um montante limitado de amigos que produz canções sobre situações triviais e talvez ”cronificar” essas situações os singularize.”
Latest posts by Bianca Linguicinha (see all)
- Bandas brasileiras que talvez você não conheça. - 13 de fevereiro de 2014
- 5 canais internacionais do Youtube para quem não tem o que fazer. - 4 de janeiro de 2014
- Game of Thrones – RPG. - 21 de novembro de 2013
- Conheça as desconhecidas WebSéries Nacionais! - 7 de novembro de 2013