Review – Gin no Saji (Silver Spoon)

novembro 19, 2013 em Reviews de animes por Daniel Arquimedes

Share Button

Review  Gin no Saji Silver Spoon capa cavalo

Já vimos vários e vários animes escolares sobre basebol, sobre futebol, natação e até sobre paintball (etc etc, e ainda sem contar os colegiais sobrenaturais e malucos). Enfim, temos animes aos montes do tipo “colegial + alguma-atividade-aleatória”, o que faltava? Estava em falta um anime sobre cuidar de fazendas! E agora temos um: Gin no Saji!

Se você não conhece esse anime, CLIQUE AQUI e escute nosso PREview.

Acompanhamos nesse anime a história de Yugo Hachiken, um jovem estudante que devido a problemas familiares decidiu cursar seu colegial em uma escola agropecuária, a uma grande distancia de distancia de sua família. Para Yugo, parecia ser fácil passar todo o colegial em uma escola do tipo enquanto pensava em como seguir seu futuro, mas ele estava enganado. A Oezo Agricultural High School é bem mais complicada do que Yugo pensara, e ele, além de aprender várias lições, vai ter que se esforçar muito.

Review - Silver Spoon Gin no Saji cavalo branco loiro do mal bravo

O que mais chama atenção nesse anime com certeza é a temática. Eu nunca tinha visto algum outro anime assim. Pude ler na internet comparações com Moyashimon, mas os mesmos que faziam a comparação afirmavam que os temas são totalmente diferentes. Então podemos considerar que Silver Spoon possui um tema totalmente original! E isso, pelo menos pra mim, fez muita diferença, já que eu já estava cansado de tantos animes iguais/parecidos. E melhor ainda: mesmo com uma temática original, em Gin no Saji, ela foi bem explorada.

E podemos notar essas novas reflexões e ideias agindo na prática e gerando confusões na cabeça do personagem principal, já que assim como nós ele é um cara da cidade e não tinha experiência com os problemas do campo. Podemos ver isso em prática no crescimento do personagem, enquanto ele adquire maturidade. Yugo tem que aprender o desapego aos animais que virarão comida, Aikawa tem que aprender que para ser veterinário deve-se ter pulso forte para poder sacrificar um animal, se necessário, e vários outros tem de aprender a assumir suas responsabilidades para dar continuidade aos negócios de seus pais. Claro, esses são só os fatores principais. Na história há vários outras tramas secundarias que ajudam a criar o envolvimento que nos prende e faz o anime ficar interessante.

Uma das cenas tensas quando Yugo tem que limpar a carcaça de um veado.

O anime também combina muito bem os fatores. Temos personagens interessantes e com motivações pessoais boas, combinados com pequenas doses de romance e bom humor espalhado por aí em piadas bastante divertidas (algumas bastante “WTF, Japan???”) que conseguem disfarçar muito bem os fatores tensos da história.

Em quesitos técnicos não tenho o que reclamar. Sério. Os desenhos são muito bem feitos. As animações são ótimas. A sonorização é impecável. Claro, há uma pequena exceção: uma tentativa falha de usar algum tipo de 3D no episódio 8 acabou fazendo parecer que as vacas eram feitas de gelatina, mas nada demais ou que comprometesse o restante do visual.

É um ótimo anime. Leve e divertido, apesar de abordar alguns temas complicados. Um pouco lento, talvez, mas com uma vagarosidade pertinente ao tema abordado. A primeira temporada fechou muito bem a “saga do Presunto”, o porquinho com que Yugo criou afinidade, mas ficaram muitas questões em aberto como o romance com Aki Mikagi e as questões com a família de Yugo. Com certeza fiquei muito feliz ao descobrir que terá uma segunda temporada. Imagino que ela irá tratar desses assuntos. Estou ansioso para assistir.

Review - Silver Spoon Gin no Saji vai ter segunda temporada, continua

Leia ou escute mais sobre animes AQUI.
The following two tabs change content below.
Lorde da cafeína e estudante da Academia de Magia de Escrita e Mídia. Consultor intelectual e motivacional da guilda. Ultimamente tem estudado bastante magia de cura pra tentar fazer com que esse site não acabe na merda.

Latest posts by Daniel Arquimedes (see all)