Review – WataMote (Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaetemo Omaera ga Warui)

dezembro 12, 2013 em Animes, Artigos e Notícias, Reviews de animes por Daniel Arquimedes

Share Button

Com somente 12 episódios, Watamote foi um dos maiores destaques da temporada de verão desse ano. Apesar de ter como parte de sua temática o recorrente colegial, esse anime mostrou que ainda há várias outras formas de se explorar um tema comum.

Watamote conta a história de Tomoko Kuroki, uma garota que até agora não tinha enfrentado problemas de socialização, mas ao entrar no colegial, Tomoko descobre que se tornou tímida e anti-social além das contas. Devido a isso ela vai encontrar alguns obstáculos para alcançar o colegial perfeito se tornando popular.

Desde o primeiro episódio esse anime me surpreendeu bastante. Watamote foi exatamente como imaginei. E com o desenrolar do anime, ele satisfez quase todas minhas expectativas.

Veja nossas primeiras impressões sobre esse anime AQUI

Watamote trata de um assunto muito bem colocado para os dias de hoje: a dificuldade de socialização devido à tecnologia e ~~otakise~~. E circundando esse tema, Watamote explora vários outros temas menores de uma forma tão impressionante que é impossível você não se identificar com alguns deles.

E o mais legal é que nesse anime todos os elementos se acompanham. Em um momento triste, não só a história é triste, por exemplo, todo os outros elementos acompanham esse sentimento chegando ao ponto do anime mudar de visual momentaneamente. Isso também se reflete na introdução e nos fechamentos que recriam com exatidão, mas de formas diferentes, a ideia central da animação. Inclusive, nesse anime houveram vários fechamentos, justamente para fazer par com a temática dos episódios em questão.

Mas ele caiu no erro que eu tive medo que ele caísse: Ele não criou uma grande progressão da personagem; uma história pouco contínua. Não tinha erros de continuidade, mas porque há pouca continuidade já que cada episódio é focado em uma pequena historinha. Mesmo que sejam bons “contos”, esse fator levou o anime para um fim inevitável: Não houve nada que fechasse a história. Acredite: ver uma calcinha não é um bom final, ainda mais para a Tomoko que já tinha passado por uma situação parecida antes. Mas esse lado ruim ganhou um desconto com a narração final que deu um bom fechamento à ideia inicial.

Não hesito em afirmar que Watamote foi um dos melhores animes da temporada. Espero muito que algum dia decidam continua-lo e façam uma segunda temporada para que tenham a oportunidade de fazer um final de verdade dessa vez.

The following two tabs change content below.
Lorde da cafeína e estudante da Academia de Magia de Escrita e Mídia. Consultor intelectual e motivacional da guilda. Ultimamente tem estudado bastante magia de cura pra tentar fazer com que esse site não acabe na merda.

Latest posts by Daniel Arquimedes (see all)